quarta-feira, 2 de março de 2011

Brigada de Fuerzas Especiales "KAIBIL"

Introdução
Os Kaibiles (Kaibil no singular) são soldados de elite do exército da Guatemala preparados para realizar operações especiais. Os Kaibiles, juntamente com o resto das tropas regulares do Exército, participaram do conflito armado interno, alguns investigadores descrevem como uma guerra civil contra a guerrilha, o governo guatemalteco chamado oficialmente de "crime terrorista".

Desde 1975, mais de 1.250 se graduaram Kaibiles Kaibil internacionais durante um período de oito semanas, com a participação de militares guatemaltecos (85%) e militares estrangeiros de vários países como EUA, Chile, China, Espanha, Argentina, Peru, México, entre outros. A pedido da ONU, duas companhias Kaibiles participaram de missões de paz na Libéria, Congo, Haiti, Nepal, Costa do Marfim. Em 2007, oito Kaibiles morreram em ação no Congo.

História
Centro de Adiestramiento y Operaciones Especiales da Guatemala foi fundada em 05 de dezembro de 1974, por iniciativa do então Major de Infantaria Paulo Nuila Hub, que propôs ao Ministério da Defesa Nacional a criação de uma escola do ‘tipo comando’, afim de dar ao soldado do exército, adestramento diferenciado para que esse estivesse apto para lidar com as ameaças dentro do contexto da Guerra Fria.

Em 5 de março de 1975, por ordens do Ministério da Defesa da Guatemala, a escola mudou seu nome para o comando "Escola Kaibil", nome dado em homenagem a Kaibil Balam, um rei do império maia, que nunca foi capturado por soldados conquistadores espanhóis sob o comando de Pedro de Alvarado. Os primeiros cursos tiveram como base a doutrina dos Rangers dos EUA, mas passado-se os anos o curso teve suas nuances próprias do exército guatemalteco.

Em 12 de janeiro de 1989, o curso se mudou para a Escuela de Adiestramiento y Operaciones Especiales "Kaibil" na aldeia El Infierno em La Pólvora, no município de Melchor de Mencos, Petén, antes antigas instalações da Zona Militar Nº 23, com sede em Poptún, Petén no norte da Guatemala.

Em dezembro de 1996, logo após a assinatura dos acordos de paz, o presidente da Guatemala, Alvaro Arzu Irigoyen disse que pretende preservar a Kaibiles em tempo de paz, mas com outra missão: Combater os narcotraficantes e o crime organizado. Depois, o exército da Guatemala teve o contingente reduzido de 28 mil homens, para 15 mil. O coronel Héctor Rosales, membro da Associação dos Veteranos Militares da Guatemala, disse que, com a desmobilização das Forças Armadas da Guatemala, muitos oficiais estavam desempregados de "maneira abrupta". Na ausência de um plano de reintegração na vida econômica, a grande maioria passou a trabalhar no ramo de segurança privada, uma porcentagem muito pequena se dedicou a atividades ilícitas.


Adestramento
Os Kaibiles são adestrados na aldeia "El Infierno", o lugar é chamado assim em razão do grande número de insetos e pragas em La Pólvora, no município de Melchor de Mencos, Petén, em pleno a selva tropical. Desde 1988 Kaibil escola está localizada na Brigada de Forças Especiais, Poptún Peten há 400 milhas ao norte da Cidade da Guatemala.

Os membros desta força de elite são submetidos a oito semanas de treinamento de sobrevivência em condições extremas. Paralela a esta, se busca uma força física superior para suportar todos os tipos de privações, inconvenientes e uma força espiritual inabalável.

Durante as oito semanas que não há tempo para treinamento. Às vezes treina toda a noite até o amanhecer e descansam em grande parte do dia e só tem três minutos para comer a cada tempo.

Os Kaibiles são conhecidos pela sua prática de forçar os recrutas a morder a cabeça de galinhas vivas. O curso a ser Kaibil envolve três etapas: O primeiro tem a duração de 21 dias de aula teórica e treinamento prático, que mede o grau de espírito militar e do nível moral do aspirante; A segunda etapa ocorre na floresta por 28 dias e no final do treinamento severo, o Kaibil deve atuar com destreza em uma guerra irregular e ser capaz de atravessar rios, pântanos, falésias, fazendo trabalhos de demolição, detectar e desativar minas; No último estágio, o aspirante Kaibil acostumados a comer cobras, formigas e raízes, a captar água do orvalho nas folhas, deve fazer ataques a aniquilamento, manobras de inteligência, penetrações em território inimigo e reabastecimento aéreo.

Eles chamam isso de "Inferno", o centro de formação Kaibil porque a temperatura de 38°C e alta umidade do local fez muitos desistirem.

O adestramento Kaibil é considerado um dos mais difíceis e mais brutais, daí a sua fama como "máquinas de guerra ou de máquina de matar", por isso são considerados uma das melhores tropas de elite do mundo.



Filosofia e lema
A filosofia do curso é resumida no seu lema, seu credo e decálogo que regem a conduta dos alunos durante o adestramento. Kaibil é um vocábulo da língua Mam que significa "aquele que tem a força e astúcia de dois tigres" e como lema: “Si avanzo, sígueme; si me detengo, apremiame; si retrocedo mátame”. O emblema tem um mosquetão de alpinismo, o que significa união e força, e um punhal para o centro da imagem representa a honra, sua empunhadura são cinco entalhes, o que significa os cinco sentidos do soldado. A corda dividindo o mosquetão simboliza as operações terrestres. A cor preta simboliza o silêncio que o Kaibil realiza suas operações e também as operações noturnas de. A cor azul na parte superior simboliza as operações aéreas, anfíbias e operações diurnas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário