domingo, 6 de março de 2011

Um time SAS é capturado na Líbia

Ação está sendo considerada vergonhosa por especialistas; Forças Especiais Britânicas pretendiam contatar as lideranças rebeldes

Rebeldes líbios capturaram oito soldados britânicos pertencentes ao SAS (Serviço Aéreo Especial – por sua sigla em português) quando eles escoltavam um diplomata britânico em uma missão ‘diplomática’, cuja a finalidade era contatar lideranças rebeldes da oposição no país, assim informou o jornal britâncio 'The Sunday Times'.

O Ministério do Exterior da Grã-Bretanha diz em comunicado que não pode “nem confirmar, nem desmentir” essa informação.

Ontem um grupo de Direitos Humanos com sede em Genebra afirmou que “uma equipe de oito soldados das Forças Especiais” tinha sido capturada por rebeldes. Tanto o Ministério da Defesa, como do Exterior da Grã-Bretanha se negaram a comentar o assunto.

Aparentemente, a operação do SAS irritou várias figuras da oposição da Líbia, que ordenaram a condução dos soldados para uma prisão em uma base militar. A oposição teme que líder do país, Muamar Khadafi, possa usar qualquer prova de intervenção militar por parte do ocidente para lançar uma campanha de apoio patriótico e dividir o país.

Conduzidos à Benghazi

Os soldados capturados foram levados para a cidade Benghazi, epicentro da insurreição contra Khadafi, para serem interrogados por um dos líderes dos rebeldes.

O diplomata que eles escoltavam estava supostamente preparando o caminho para uma visita a um colega com poderes maiores, com a finalidade de estabelecer relações diplomáticas com os rebeldes. Oposição da Líbia estaria jogando a areia sobre o incidente por temor de uma reação da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário