terça-feira, 1 de março de 2011

Entrevista com o comandante das tropas pára-quedistas russas

Comandante das tropas pára-quedistas: “Estamos preparados para enfrentar qualquer missão - a nível nacional ou no estrangeiro”


Em 02 de agosto, a Rússia comemorou o Dia da VDV (Vozdushno-Desantnye Vojska - as forças aerotransportadas da Rússia). Desde o primeiro desembarque durante um treino próximo a Voronezh, em 1930, as tropas tem contribuído com muitas páginas gloriosas de sua história - desde feitos heróicos durante a Segunda Guerra Mundial até as campanhas do Afeganistão e do Cáucaso. Antes do aniversário, Vladimir Shamanov, comandante da tropa, conversou com o comentarista militar da RIA Novosti, Ilya Kramnik.

Ilya Kramnik – Ria Novosti: A primeira questão diz respeito à reforma das Forças Armadas Russas. Qual é o papel das tropas aerotransportadas nas forças pós-reforma?


As tropas mantém o status de uma reserva do Supremo Comando-em-chefia. Geralmente, sua missão é proteger os interesses da Rússia e da vida dos seus cidadãos, dentro e fora do país. As tropas aerotransportadas vão cumprir seus objetivos estratégicos, sob o comando combinado tanto de forma independente e como parte de formações de forças terrestres. Estas missões incluem: cobrir os flancos e as lacunas ofensivas em terra, lutando contra forças do desembarque tático inimigo, lançando suas próprias forças por trás das linhas inimigas, e desempenhando todas as tarefas que necessitam de alta mobilidade e velocidade de implementação, particularmente em conflitos locais.

Ilya Kramnik – Ria Novosti: O que mudou na estrutura e no número de tropas? Como eles devem ser operados?


No decurso da reforma, que eliminou 26 unidades do exército, principalmente unidades de apoio, cujas funções foram entregues ao comando combinado estratégico e algumas organizações civis. As organizações civis vão proteger as instalações de armazenamento, fornecer serviços de lavanderia e banho (85%), e serão responsáveis pelo fornecimento de comida (40%). Até 01 de dezembro, pretendemos atribuir todas as funções de fornecimento de alimentos às organizações civis, mas há uma série de empecilhos. As unidades aerotransportadas são baseadas principalmente em centros regionais, onde não temos problemas em encontrar fornecedores e empreiteiros civis. Mas esses fornecedores não podem alimentar as tropas no campo - o que é importante na perspectiva dos deveres das tropas.

Acharemos um compromisso. As tropas terão especialistas e equipamentos para fornecer refeições fora dos serviços de retaguarda.

O número de tropas aerotransportadas é de 35.000 homens. No âmbito da reforma, houve corte do corpo de oficiais em 40%. Agora, temos 4.000 oficiais que restaram, dos quais 400 postos de sargento faltam ser preenchidos devido à escassez de sargentos regulares e cortes nos postos de oficiais. Há também 7.000 funcionários com deveres de soldados e sargentos, enquanto o resto são recrutas.

Mais tarde, o número de pessoal contratado será o dobro. Estamos planejando para preencher todos os postos de comandante júnior e especialista em contrato com estes homens - as incumbências que são mais exigentes e requerem mais grau de educação e formação. A escassez de homens contratados é explicada pela baixa remuneração: 12 mil a 18 mil rublos por mês. Tendo em conta as bonificações e gastos de viagem, podem receber entre 18 mil ou 25 mil rublos. A partir de 2012, o soldo de um sargento não será inferior a 30 mil rublos, e com bônus e dinheiro de viagens pode ganhar mais: cerca de 40.000 a 45.000 rublos. Esses salários serão cada vez mais a remuneração média nas regiões e irão atrair mais pessoal, e mais bem preparados.

Na verdade, estamos vendo um renascimento na instituição de oficiais não-comissionados que compunham o núcleo do antigo exército. Os padrões que estamos buscando são oficiais e sargentos altamente treinados e soldados escolhidos a dedo - tanto contratados quanto recrutas, todos capazes de agir com ousadia e iniciativa.

Ilya Kramnik – Ria Novosti:
Como o armamento existente preenche o critério atual? Quais adições são necessárias?

Tropas aerotransportadas estão equipadas com 7% de armas novas. Mesmo assim, mantemos cuidadosamente nossos equipamentos já existentes, para que possam cumprir os seus objetivos. Estamos engajados em um programa de reequipamento parcial que vai aumentar o potencial de combate das tropas em 10%. Estamos comprando os sistemas de controle automático, desembarque e equipamento de monitoramento, reconhecimento, observação, sistemas de navegação e comunicações. O sistema de controle automático Polyot-M executa uma cadeia contínua de comando do quartel-general central até um comando de batalhão, encurtando dramaticamente o ciclo de comando.

Até agora, as compras que estamos a fazer não cumprem os nossos objetivos na sua totalidade. As tropas estão sendo rearmadas no âmbito de um novo programa de rearmamento estatal. Começarão com veículos de combate BMD-4M com canhões de 30 milímetros e 100 milímetros duplo e veículos com base no blindado existente, o Rakushka (BTR-MD). Temos também de melhorar a defesa antiaérea e a defesa antitanque como capacidades das tropas. Para resolver isso, pretendemos comprar veículos Sprut com um combinado de canhão e lançador de 125 milímetros.

Ilya Kramnik – Ria Novosti: Relatórios da mídia têm sugerido que as compras foram Sprut pararam e não recomeçariam.

Esta informação está deturpada. As tropas requerem este veículo. Ele Precisa de algumas pequenas modificações e, em seguida, será comprado em quantidade.

Ilya Kramnik – Ria Novosti: Qual é o estado atual da aviação de transporte militar?


Hoje, o transporte aéreo militar atingiu um bom nível: mantém a sua prontidão para o combate e, ao mesmo tempo tem os recursos de equipamentos que necessita. Podemos atualmente operar e dar suporte a um regimento, e no futuro, uma divisão. As novas aeronaves devem ser adicionadas. Em particular, o programa de rearmamento da estatal prevê a compra de 40 aviões A-70, a retomada da produção de aeronaves Ruslan e uma encomenda de 20 aviões deste tipo para a Força Aérea da Rússia. Também vamos concentrar as instalações de produção de um dos nossos principais cavalos de batalha, o IL-76, conhecido como o Il-476, na sua forma renovada, de Tashkent para Ulyanovsk.

Ilya Kramnik – Ria Novosti:
Forças de desembarque são encontradas em muitos exércitos estrangeiros. Elas podem ser comparadas com as tropas aerotransportadas da Rússia?

Ação de combate é o critério principal. Hoje, vemos militantes no Afeganistão, mantendo uma ampla coalizão de potências ocidentais com medo. Eles não se arriscam a ir além de "zonas verdes" controladas. No passado, com equipamentos menos sofisticados, as forças soviéticas e tropas aerotransportadas efetivamente desempenharam as suas missões no Afeganistão, com atuações de qualidade onde fosse necessário.

A Otan está mostrando sua incapacidade de cumprir os seus objetivos: basta lembrar que o tráfico de drogas provenientes do Afeganistão para a Rússia aumentou 40 vezes, apesar do corte da produção de drogas ter sido um dos objetivos centrais da campanha.

Os exércitos ocidentais devem ser equipados baseando-se na necessidade individual de cada militar, particularmente aqueles com funções de observação, controle, comunicação e auxílio à navegação. Temos problemas lá. Atualmente, estamos comprando novos equipamentos, incluindo câmaras termográficas, rifles sniper novos e ajudas à navegação. Com o GLONASS (Global Navigation Satellite System) no lugar, as nossas capacidades tem melhorado muito.

No entanto, a Rússia continua a liderar em vários domínios. Por exemplo, temos a melhor força aerotransportada de veículos blindados leves. Nós somos o único poder que tem como desembarcar as armas com as tripulações, cortando tempo de preparação.

Em geral, o comando está monitorando a situação em exércitos estrangeiros e não há lacunas em particular pedindo intervenção imediata. As tropas aerotransportadas russas continuam a estar entre as melhores do mundo. Estamos em constante prontidão para emprego imediato e cumprimento de missões de combate - dentro e fora do país.

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